China tem pior taxa de desemprego dos últimos dez anos

Segundo informado pela agência de notícias Reuters nesta quinta (23/06), a China tem pior taxa de desemprego da última década. Desta forma, mais de dez milhões de recém formandos chineses enfrentam a pior taxa de desemprego da última década.
“O contrato social do governo com o povo era ‘fique fora da política e nós te garantimos que a cada ano você vai estar melhor […] Sem essa garantia, o que pode acontecer?”, disse Michael Pettis, professor da Universidade de Pequim, alegando que as rigorosas restrições no país aumentaram ainda mais os problemas econômicos.
De acordo com a Randstad, empresa de recrutamento chinesa, neste ano, as novas contratações caíram entre 20% e 30% em relação ao ano passado, sendo o nível de desemprego no país é o pior desde a crise de 2008 e 2009. A estimativa é que o déficit tenha sido de pouco mais de 6%.
O desemprego da juventude pode colocar em xeque a tentativa de reeleição de um terceiro mandato do ditador Xi Jinping (Partido Comunista Chinês), presidente da China.
VEJA TAMBÉM
- China dispara mísseis sobre Taiwan após visita dos EUA
- A economia desmente os pessimistas – Revista Oeste
- CGU encontra R$ 97 milhões em irregularidades no auxílio-desemprego
- Taxa de desemprego cai 10,5%, o menor nível desde 2016
- Demanda chinesa faz preço do barril de petróleo superar US$ 120
- Presidente da China intensifica lockdown em Xangai