A falácia da subida de Brandão e do esvaziamento de Weverton

Nos últimos dias foi massificada a tese de que o senador Weverton Rocha (PDT) vem perdendo aliados em uma espécie de debandada. As notícias afirmam que o apoio de políticos de baixo clero provam o crescimento do vice-governador Carlos Brandão e o enfraquecimento do pedetista.
A adesão de políticos de baixo ao candidato governista é mais do que esperada seja quem for o candidato e quem quer que seja o adversário. O que conta são os líderes. E, neste cenário, todas as investidas de Brandão são inúteis. Pelo mens até o momento.
A maior parte da bancada federal apoia o senador Weverton Rocha no primeiro turno. Na bancada do senado o apoio é nulo. Dos dois senadores, além do próprio Weverton Rocha, nenhum apoia Carlos Brandão. Entre os prefeitos, mesmo tendo a máquina consigo, Brandão não consegue sobrepujar Weverton Rocha e nem o deputado federal Josimar de Maranhãozinho.
Além disso, as investidas nas figuras consideradas capitais para a eleição também são malsucedidas até agora. Caso do presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto.
É claro que há em curso uma estratégia de esvaziamento da candidatura d senador Weverton Rocha. É claro que Carlos Brandão tende a agigantar-se nos próximos meses. Contudo, declarar êxito na estratégia por conta de dissidências de figuras que são livres como táxis é uma falácia.
Nem um pouco surpreendente é atrair o apoio dos pequenos com a certeza de assumir o governo, temporariamente, no futuro. Mérito é manter o apoio dos grandes mesmo com as mais fortes investidas do outro lado.
A pergunta que deve ser feita é: existiria disputa se os lugares estivessem invertidos?
Todo o resto é achismo, falácia e conversa fiada.
VEJA TAMBÉM
- Guedes sobe o tom e acusa França de impedir entrada do Brasil na OCDE
- Agência envolvida em escândalos de corrupção pode fechar com Brandão
- Josimar se posiciona sobre escolha de vice em chapa com Weverton
- TSE autoriza federação entre PCdoB, PT e PV por quatro anos
- SMTT instala barreiras eletrônicas na Avenida dos Holandeses
- Limite do ICMS em energia e combustível deve ser votado hoje na Câmara
A caíu a máscara!? Tu é Weveta.
Prepare-se para a guerra.
Caistes nos meu conceito.